Policial, branco com aproximadamente 30 anos, após responder um chamado ao qual verifica sinais vitais nas vitimas sem luva, sente fortes enjôos e náuseas. Após alguns instantes sofre arritmia coronariana chegando próximo a uma parada cardíaca total, sabe-se que as vitimas ao qual foi solicitado encontravam-se em óbito com características de ataque simultâneo das coronárias. Durante a investigação, há a comprovação que as vitimas foram mortas pelo excesso de digitoxina, um composto orgânico glicosídeo cardíaco usado como remédio em pequenas doses, porem em altas doses causa arritmia cardíaca levando ao óbito.
1) Qual Grupo pertence a Digitoxina? E quais são os principais sintomas apresentados por intoxicação por esse fármaco?
A Digitoxina pertence a classe dos Cardioglicosideos ou Digitálicos, que tem entre suas principais funções aumentar a velocidade e a força das contrações miocárdica (efeito inotrópico), que ocorre pela inibição da passagem dos íons de Na e K através das membranas miocárdicas decorrente a formação de complexos com a adenosina trifosfatase, resultando a entrada de cálcio intensificada ocorrendo o aumento de íons de cálcio livre nas células do miocárdio potencializando dessa maneira as atividades de suas fibras contrateis.
Os principais sintomas apresentados pela intoxicação por digitoxina, são vômitos, náuseas, alterações visuais, confusão mental e alterações cardíacas.
2) Quais as medidas rápidas que devem ser tomadas quando há intoxicação por Digitálicos?
Primeiramente deve-se fazer a lavagem gástrica e posteriormente deve-se administrar o carvão ativado, procurando assim reduzir a absorção do agente toxico. A administração de Atropina concomitante por via endovenosa reduz a incidência de bloqueio átrio-ventricular e bradicardia.
3) É possível realizar uma análise, quando há a suspeita de homicídio provocado por ação de grandes concentrações de Digitoxina, em que o assassino induz um envenenamento sem que o agente tóxico seja notado em condições normais?
Sim, a análise pode ser realizada através de um procedimento que se faz mediante a exposição da solução diluída de ácido perclórico no material a ser analisado, e a emissão de raios ultravioleta que produz fluorescência, comprovando assim que no local há Digitoxina.
Postado por Heverlin Fiamoncini, referente ao episódio 19 da 9ª Temporada de CSI – Investigação Criminal.